SEMANA SANTA? PARA QUEM?

Estamos às vésperas de um feriado nacional comemoradíssimo por todos nós, seja pelos dias de descanso, seja pela crença religiosa que cultivamos, seja pelos chocolates que trocamos. O fato é que, a essa altura da sua vida, com tantos apelos em torno da Semana Santa, você já parou para refletir a razão de ela ser Santa? E de, num Estado que se diz laico, ter se tornado um feriado nacional? Independente das respostas (que podem ser diversas), realmente é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre nossas vidas, nossas escolhas, nossos caminhos.

Diz-se que é Santa a semana porque se comemora a paixão do Cristo Jesus. Na realidade, algumas tradições nos dizem sobre a chegada dele em Jerusalém, a denúncia feita por um de seus amigos ao poder constituído da época e sua prisão e crucificação, por suposta ameaça ao Império Romano. Tudo bem, você não se liga nessas coisas de religião…. Mas vamos pensar juntos: se ele era o Cristo e tudo podia, porque não se livrou do seu próprio martírio? Ele poderia ter negociado um fim mais ameno, poderia ter dito que nunca se intitulou Rei e que seu reinado não se contrapunha ao de César. Mas não. Ele aceitou o que lhe impuseram. E é dito que, ainda sofrendo mais que os outros dois ladrões que com ele foram crucificados (os outros foram somente amarrados em suas cruzes), rogou ao seu Pai que perdoasse a humanidade por aquele grande equívoco. Então, vamos lá: ainda que você não tenha crença alguma, ou religião alguma, ainda que esta história lhe pareça uma lenda ou uma alegoria, é ou não é uma lição absurda de humildade, foco e entrega?! É por isso que a Semana se torna Santa, independente das tradições. É sacra, é sagrada qualquer reflexão íntima que se faça sobre esta história. Não há como negar.

E você? Tem feito de sua Páscoa um momento Santo? Ou está entregue aos apelos comerciais do chocolate e do bacalhau? Você tem se dado esta oportunidade de estar consigo, no mais íntimo do seu coração, para checar seus níveis de humildade, foco e entrega? O quão há de verdadeiro na sua caminhada, na sua vida? Quantas vezes, neste ano que já avança dentro do segundo trimestre, você se viu assumindo seus equívocos, assumindo sua soberba, e, em lugar de ficar lamentando as circunstâncias e se justificando, decidiu se concentrar na solução (foco) e se entregar à transformação necessária?

Man holding arms up in praise against golden sunset

A mensagem do Cristo é maravilhosa, única e verdadeira. Acreditando ou não na Sua pessoa, adotando ou não uma religião ou um caminho espiritual, admita: você precisa mudar! Saia deste pedestal de julgamento intelectualizado, que só critica os movimentos religiosos desta época, as austeridades de quem faz quaresma. Não deixe de comer carne, somente para festejar o bacalhau, como um repetidor de condutas culturais sem sentido. Se você não vê qualquer sentido mais profundo nas posturas sugeridas no período chamado quaresma e na Páscoa, não adote as posturas da massa, seja coerente! Mas por favor, reflita: será que não é tempo de se conhecer e retirar seus próprios véus?

Permita-se viver uma Semana verdadeiramente Santa para você. Permita-se estar consigo mesmo e com o Cristo que habita o seu coração (e ele habita, você acreditando nisso ou não). Permita-se ser honesto consigo mesmo e revisitar sua própria vida, suas escolhas, suas condutas e transforme-se! Faça operar o milagre da Páscoa na sua própria vida, a partir de sua própria realidade. Páscoa é renascimento. Renasça!

Que a consciência crística habite seu coração e transborde coragem e transformação, inundando sua vida de verdade e alegria! Seja você, verdadeiramente! Feliz Páscoa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s